A melhor forma de aproveitar 100% o espaço da sua casa

“A pressa é inimiga da perfeição.” Todo mundo sabe e repete direto esse ditado. Mas tem um momento em especial que essa frase cai como uma luva: a hora de planejar uma casa ou apê novo.

Essa é uma fase maravilhosa e claro que quanto mais cedo ela acontecer, melhor, maaaaaaaas, tem uma etapa na hora de pensar qualquer projeto de interiores que é fundamental e que às vezes acaba sendo deixada de lado por causa da pressa: o estudo de layout.

O estudo de layout é uma das primeiras fases em qualquer projeto de interiores. É onde fazemos os testes e a escolha de posicionamento de móveis, medidas e circulações.

Talvez possa parecer uma etapa fácil, que “dá pra pular”, mas vamos te dar alguns motivos pra entender o quanto esse tempo a mais pra estudar o espaço pode fazer toda a diferença:

1. Escolher um móvel com medida errada vai afetar na estética e no conforto do espaço

Um sofá grande pode ser super gostoso pra assistir TV, mas se a sala for muito pequena, a sensação de aperto pode acabar incomodando.

2. As circulações precisam existir e precisam ser respeitadas, não tem jeito

No mínimo dos mínimos 60cm pra passagem entre os móveis, lembrando que o ideal é 80cm.

3. É muito importante pensar no uso do dia a dia

Uma mesa com 6 cadeiras pode ser linda, por exemplo, mas é preciso ter espaço entre as cadeiras e a parede pra que seja possível sentar sem precisar mover a mesa. (Esses probleminhas no uso diário costumam irritar muito).

4. Priorizar o que é prioridade

Se uma cama tamanho queen é fundamental, talvez seja preciso abrir mão de um armário maior. São escolhas que doem as vezes (eu sei), mas em plantas limitadas, é muito importante ter em mente o que REALMENTE é mais necessário.

5. Não existe regra nem padrão

Se você visitou o decorado daquele apê e acha que a disposição dos móveis sugerida pela construtora é a única que vai ficar legal, saiba que isso não existe.
Por mais que haja uma pré determinação em alguns apartamentos e casas pra que os móveis sejam posicionado de certa forma, um estudo de layout baseado nos moradores pode mudar completamente a planta, mesmo sem derrubar paredes.

O mais importante na hora de escolher o layout da sua casa é considerar o essencial: a rotina e estilo de vida de quem vai morar.


Abaixo, no projeto de uma casa, fizemos alguns estudos e a escolha dos clientes priorizou um espaço de jantar maior pra receber os amigos e a escolha por trazer a lavanderia pra parte interna da casa.


Aqui, o apartamento decorado e a planta sugerida pela construtora dividia bem os espaços entre jantar e sala. Nossa proposta foi melhorar a integração, utilizando um banco entre a sala e o jantar que além de aumentar o número de lugares, permite que as pessoas fiquem mais próximas.

COMENTÁRIOS
Compartilhe: